image0Conheça algumas aplicações do plástico composto

Matérias-primas de diversas espécies costumam ser misturadas com a finalidade de obter um novo tipo de material com propriedades únicas, que resultam da combinação de duas ou mais substâncias. 

No universo do plástico, esse tipo de combinação também é feita com o mesmo propósito: produzir blendas e reforçar a matéria-prima plástica através do uso de uma variedade de tipos de fibras e outras cargas minerais, aperfeiçoando as suas propriedades mecânicas.

Ao plástico gerado a partir da mistura de dois ou mais materiais imiscíveis – ou seja, que não podem ser misturados – é dado o nome de plástico composto, que costuma ser produzido para atender a uma determinada necessidade de aplicação.

As cargas minerais mais utilizadas para a formação de termoplásticos compostos são a fibra de vidro, microesferas de vidro, talco e caulim. Geralmente, são aplicadas em quantidade limitada para evitar a perda da qualidade do material. 

Nesse texto, falaremos sobre cada uma das principais cargas utilizadas na formação de termoplásticos compostos e suas finalidades. Confira.

Fibra de carbono

Usada para dar leveza e resistência ao plástico, a fibra de carbono é longa, resistente, tem a cor preta e aspecto sedoso. Por ser um material mais caro, torna maior o custo das peças feitas a partir da sua combinação com o plástico, porém o item produzido com o plástico composto com fibra de carbono é muito mais leve e resistente do que outros materiais. A indústria aeronáutica e aeroespacial, equipamentos esportivos e carros de Fórmula 1 utilizam plástico com carga de fibra de carbono. 

Microesferas de vidro

Oferecem maior resistência ao calor, tração e compressão, quando combinadas com um termoplástico. São bastante utilizadas como carga para poliamidas e poliésteres. As microesferas de vidro podem ser encontradas no formato sólido ou oco e quando aplicadas junto a esses materiais melhoram sua fluidez e proporcionam um comportamento mais isotrópico – com propriedades físicas iguais. 

Talco

O silicato de magnésio hidratado é utilizado como carga principalmente em misturas com o polipropileno. Nesse termoplástico, o talco proporciona maior rigidez e maior temperatura de alteração ao calor, ao mesmo tempo em que mantém em bons níveis a resistência à tração, compressão e impacto. 

Fibra de vidro

Na fabricação de um plástico composto, a fibra de vidro é usada para reforçar peças moldadas de resinas plásticas, laminados e peças injetadas de termoplásticos. Melhoram as propriedades mecânicas dos termoplásticos e a resistência ao calor, mas influenciam no aspecto final das peças, que se tornam opacas e com aparência desigual. 

Caulim

Utilizado como carga de reforço em poliamidas e outros plásticos de engenharia. Melhora a resistência mecânica da matéria-prima plástica.