Um dos polímeros mais utilizados em todo o mundo. O polietileno é um termoplástico, ou seja, ele faz parte do grupo de polímeros que se distorcem com as altas temperaturas (entre 110º e 115º). De acordo com registros, o polietileno foi produzido acidentalmente pelo químico alemão Hans Von Pechmann, em 1898, enquanto ele aquecia diazometano.
De forma geral, o polietileno é uma matéria-prima barata, flexível, atóxico e com grande resistência química e propriedades mecânicas. E pode apresentar outras particularidades de acordo com as suas variações.
Nesse texto, falaremos sobre as características e aplicações de 3 tipos de polietileno: o Polietileno de Alta Densidade (PEAD), o Polietileno de Baixa Densidade (PEBD) e o Polietileno de Baixa Densidade Linear (PEBDL). Acompanhe.
Polietileno de Alta Densidade (PEAD)
O PEAD é um material cristalino, caracterizado por apresentar alta resistência à tensão, compressão, tração e resistência a altas temperaturas, além de baixa reatividade e ser inerte ao meio e atóxico.
Quando comparado a outros tipos de polietileno, o PEAD apresenta maior variedade de utilização e aplicação em diferentes segmentos. É muito utilizado em redes de distribuição de água, adutoras, captações de água, redes coletoras de esgoto, redes de distribuição de gás, transporte de combustíveis e transporte de sólidos.
Também pode ser aplicado na fabricação de embalagens, como frascos rígidos para produtos de limpeza doméstica, cremes, xampus, remédios e suplementos.
Polietileno de Baixa Densidade (PEBD)
Com características básicas, o PEBD é um polietileno com baixa condutividade elétrica e térmica, é atóxico, flexível, leve, transparente, impermeável e de custo bastante baixo, se comparado aos demais tipos de polietileno.
Por essas propriedades, é amplamente aplicado na fabricação de sacolas em geral, embalagens automáticas de alimentos e produtos industriais – como água, leite, plásticos etc., garrafas térmicas e produtos térmicos em geral, frascos de cosméticos, medicamentos e alimentos, além de mangueiras para água.
O PEBD também pode ser encontrado em embalagens assépticas cartonadas em geral, como a caixinha de leite.
Polietileno de Baixa Densidade Linear (PEBDL)
O PEBDL é considerado uma matéria-prima nova, com cerca de 20 anos de popularidade, se comparada ao PEAD e ao PEBD.
Entre as suas características destacam-se a resistência à tração, ao impacto e à perfuração. O material também tem boa propriedade elétrica, é resistente a produtos químicos, é flexível e pode ser alongado quando está sob estresse.
É um material preferencial para ser aplicado em diferentes tipos de embalagens, como filmes, sacos e sacolas, além de caixas de água, tampas de garrafa PET, tanques de combustível para automóveis. Junto com o PEAD ou com o PEBD pode ser aplicado em embalagens para ração animal e embalagens agrícolas.
Precisa de orientações sobre o uso dos diferentes tipos de polietileno no seu negócio? Entre em contato com a equipe da Hora D Polímeros. Trabalhamos com diversas representadas para poder atender todas as necessidades em matéria-prima plástica em diversos segmentos.