Screen Shot 2021-07-07 at 15.01.22O que seria do universo dos eletroeletrônicos, da comunicação e da tecnologia sem o uso do plástico? Certamente bem diferente do cenário que conhecemos hoje, em que é possível ter acesso a itens extremamente leves, práticos de serem transportados e que consomem menos energia.

Foi a versatilidade do plástico que tornou possível a produção de produtos com essas características. Para o setor elétrico, a matéria-prima plástica é uma excelente aliada por não ser condutora de eletricidade, o que torna a sua aplicação bastante valorizada em itens desse segmento.

Nesse texto, você irá conhecer algumas das principais vantagens que o plástico oferece ao ser aplicado em itens do setor elétrico. Confira.

 Segurança

Por não ser um material condutor de eletricidade, ou seja, por não possibilitar a movimentação de cargas elétricas em seu interior com grande facilidade, o plástico é um material preferido para ser aplicado em peças do setor elétrico e eletrônico. A matéria-prima plástica oferece segurança ao impossibilitar que aparelhos e fiações se incendeiem, atendendo dessa forma a normas e legislações de segurança exigidas para a fabricação de uma série de produtos.

Um dos polímeros mais utilizados no setor elétrico é o PVC (policloreto de vinila), especialmente para o isolamento de fiações elétricas. Já polímeros como PP (polipropileno), ABS (acrilonitrila butadieno estireno), SAN (estireno acrilonitrilo) e policarbonatos são aplicados em itens como carcaças de geladeiras, computadores e ventiladores. Os plásticos termofixos – que resistem a altas temperaturas – são destinados à fabricação de peças utilizadas diretamente com condução de calor, como interruptores, luminárias e alças.

Economia

Como dissemos, a aplicação da matéria-prima plástica em itens eletroeletrônicos possibilitou o desenvolvimento de peças muito mais leves e práticas de serem transportadas, devido à maior leveza do material plástico.

Além disso, o plástico oferece economia ao ser aplicado na fabricação desses itens. No processo de impressão em circuitos, por exemplo, os polímeros podem ser dissolvidos em solventes especiais para gerar uma espécie de tinta eletrônica. Vale destacar também que os polímeros favorecem a redução do consumo de energia dos eletroeletrônicos que contam com plástico em sua estrutura e a economia de espaço.

Outras vantagens

  • Leveza: desenvolvimento de aparelhos minimalistas, como os smartphones, que só foi possível com o uso de plástico.
  • Design: a flexibilidade do plástico favorece a criação de design diferenciado para peças plásticas.
  • Resistência: o alto poder de isolamento elétrico e a sua resistência a choques e tensões mecânicas faz do plástico a matéria-prima ideal para aplicações usadas como fontes de alimentação de energias seguras e eficientes.
  • Eficiência: o plástico contribui para que o aparelho armazene energia por mais tempo. Por isso, telas de LCD planas são conhecidas por consumir menos energia elétrica do que os demais tipos de telas de televisores.

A Hora D Polímeros tem tudo o que a sua empresa precisa em matéria-prima plástica, inclusive para aplicações no setor elétrico e eletrônico. Fale com a nossa equipe e solicite um orçamento.