De acordo com a pesquisa Perfil 2018 da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), 8,7% das principais resinas consumidas no Brasil foram plásticos de engenharia – polímeros de alto desempenho utilizados em aplicações que necessitam de resistência térmica, mecânica e química.
Neste artigo, conheça as características e aplicações dos principais plásticos de engenharia.
ABS: é um termoplástico fácil de ser moldado, apresenta boa resistência a temperaturas altas e baixas e a fortes impactos. O ABS (acrilonitrila butadieno estireno) também é utilizado também como isolante térmico, é feito a partir do petróleo e oferece grande aderência para pigmentação. Brinquedos, malas de viagem, capacetes de segurança, utilidades domésticas, impressoras, telefones, televisores e peças automotivas são exemplos de aplicações do plástico ABS.
PBT: utilizado na fabricação de conectores, alças de fogão, peças elétricas para corrente alternada e contínua, e amplamente na indústria automotiva, entre outras aplicações, o PBT (polibutileno tereftalato) possui estrutura semicristalina, rigidez e alta resistência química, dimensional e térmica.
PC: uma das características mais fortes do policarbonato é a sua semelhança com o vidro. Entretanto, o PC oferece mais resistência a impactos, enquanto é menos cristalino do que o vidro. Esse termoplástico é amplamente aplicado em capacetes, lentes de óculos, pratos, janelas, entre outras peças que necessitam de alta resistência aliada ao design.
POM: o poliacetal (Polióxido de Metileno) é um polímero muito aproveitável em aplicações que necessitam de rigidez, resistência à água e estabilidade dimensional. Com boa isolação térmica, é utilizado em itens que vão desde canetas de insulinas, até vidros elétricos de automóveis.
PMMA: também conhecido como acrylic glass, o PMMA (polimetilmetacrilato) é muito utilizado como alternativa ao vidro e ao policarbonato (PC), devido à sua transparência e resistência a riscos. Essas características fazem dele um dos plásticos de engenharia mais utilizados por arquitetos e decoradores em projetos para interiores. Também é amplamente aplicado em logotipos, displays e expositores de produtos.
SAN: é um material forte, que resiste ao contato com substâncias químicas. O estireno acrilonitrila é um polímero com alta transparência, resistência química, rigidez e dureza superficial. Por essas características e por oferecer acabamento brilhante, o SAN é a matéria-prima preferida para a fabricação de copo de liquidificador, divisores de prateleiras, displays de ponto de venda, prateleira para geladeira, embalagem para cosméticos, produtos e dispositivos médico e hospitalares.
PA 6 e PA 6.6: as poliamidas são polímeros de alto desempenho que se diferenciam entre si de acordo com suas características específicas. Possuem elevada resistência mecânica e a impactos, além de rigidez. As poliamidas podem ser reforçadas com fibra de vidro, estabilizantes térmicos e elastômeros, entre outros aditivos. Exemplos de aplicações: engrenagens, placas deslizantes e anéis de vedação.