Screen Shot 2021-01-12 at 09.18.11O plástico tornou-se, ao longo dos anos, uma opção viável para substituir materiais como o vidro, a madeira, a cerâmica e o papel, devido as vantagens que apresenta com relação aos outros materiais: sua alta resistência mecânica e química, seu poder de reciclagem, seu baixo peso e seu baixo custo de produção.

Existem vários tipos de materiais plásticos à disposição dos fabricantes, cada um com suas qualidades e particularidades. Os plásticos commodities, por exemplo, têm como principais características o baixo custo e o grande volume de produção. Aspectos que, de maneira geral, qualificam os produtos que são considerados commodities – ou seja, matérias-primas para uso geral que servem de base para a indústria em todo o mundo e que são comercializadas em grande volume.

Polietilenos (PE), Polipropilenos (PP) e Poliestirenos (PS) são alguns dos commodities plásticos mais consumidos atualmente. Todos eles têm em comum a facilidade de processamento, o seu uso em grande quantidade, o baixo custo de produção e a aplicação em itens também de baixo custo.

Confira abaixo as características dos principais tipos de plásticos commodities.

Polietileno (PE)

Um dos plásticos mais presentes no dia a dia da gente é o polietileno.  Afinal, ele é a opção preferida para ser aplicada em embalagens em geral, como frascos flexíveis, embalagens para líquidos, utilidades domésticas e embalagens para alimentos. Quando utilizado na fabricação desse tipo de embalagem, o PE aumenta a segurança e a durabilidade dos alimentos.

Produzido em grande escala e a preços competitivos, o PE pode ser encontrado em três diferentes versões:

·         PEAD (polietileno de alta densidade): possui alta resistência química, rigidez, dureza, alta resistência a impactos e a estresse mecânico. Esse tipo de polietileno é muito aplicado em diferentes formatos de frascos rígidos, produzidos pela indústria de embalagens, e também na fabricação de telhas, tubos e galões.

·         PEBD (polietileno de baixa densidade): é o termoplástico mais utilizado na fabricação de embalagens para alimentos e na fabricação de sacolinhas plásticas. É resistente a impactos, tem capacidade de formar películas finas, resiste a diversos produtos químicos e possui baixa densidade.

·         PELBD (polietileno linear de baixa densidade): aplicado em tampas de garrafas PET, sacolas, sacos, mangueiras, tanques de combustíveis, entre outras finalidades. Tem como características a flexibilidade, a resistência a impactos, a rasgos e a produtos químicos, capacidade de selagem de materiais quando aquecido, retenção de vapor de água, entre outras.

Polipropileno (PP)

As principais características do PP são a sua resistência química, a facilidade de moldagem e de coloração, a sua estabilidade térmica e grande flexibilidade. Esse polímero de baixo custo de produção e de venda e bastante versatilidade é muito utilizado na fabricação de brinquedos, copos plásticos, eletrodomésticos, seringas, cadeiras plásticas, entre outros itens.

Poliestireno (PS)

É um termoplástico que se assemelha ao vidro e costuma ser utilizado como opção a esse material. Possui grande flexibilidade e moldagem quando submetido ao calor e pode ser encontrado em quatro diferentes tipos: PS Cristal, PS resistente ao calor, PS de alto impacto e PS expandido. Esse plástico commodity é aplicado na produção de materiais descartáveis, como copos, talheres e pratos, itens para escritório e isopor, entre aplicações na indústria de embalagens, para fins de isolamento térmico e outras.

Precisa de mais esclarecimentos sobre os principais plásticos commodities disponíveis no mercado? Consulte os profissionais da Hora D. Envie um e-mail para contato@horadpolimeros.com.br