Estima-se que, no futuro, os carros autônomos – aqueles que funcionam por meio de inteligência artificial e transitam sozinhos pelas ruas, sem a presença de um condutor – serão construídos quase que por completo com peças plásticas, graças à leveza e à segurança que esse material proporciona. Esse é um prognóstico da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), publicado no relatório Perfil 2017, e que pode trazer ânimo para o mercado por colocar o polímero e a indústria de transformados plásticos em um patamar de grande valorização.
Enquanto a era dos automóveis robóticos não chega, a indústria automotiva já vem aproveitando as vantagens dos elastômeros na fabricação de peças para carros. O TPV (termoplástico vulcanizado), por exemplo, é utilizado na composição de peças de motor de automóveis, por ser um polímero que tem alta resistência térmica, até 135 graus.
Outros tipos de polímeros são empregados em diversas aplicações que tornam mais prática a vida das pessoas.
O TPU (poliuretano termoplástico) é um material que apresenta como vantagens excelentes propriedades mecânicas e químicas, como a resistência à abrasão, à ruptura e a substâncias químicas. Ele é flexível a baixas temperaturas e recebe facilmente aplicações coloridas. Sabe a capinha que protege o seu celular e a sola do calçado que proporciona segurança e conforto aos seus pés? São feitas com essa matéria-prima, que também está presente em itens como rodas de skate, mangueiras, espuma para colchão, engrenagens, tubos, fios e revestimentos, entre outros.
O processamento do TPU pode ser feito por injeção e extrusão, diferentemente dos processos feitos com o TPV e o TPE (elastômero termoplástico), polímeros que passam pela etapa de secagem antes de serem transformados.
Por fim, vamos falar sobre as características do TPE, matéria-prima que tem como qualidades a alta flexibilidade e a suavidade. O TPE tem uma boa capacidade de se alongar e esticar, retornando à sua forma original. De fácil produção, é também conhecido como borracha termoplástica. E por conta disso, o TPE é considerado uma das melhores alternativas pra substituir as borrachas convencionais que são aplicadas em itens que terão contato com pessoas, como utensílios domésticos, brinquedos, equipamentos esportivos, revestimentos de cabos, entre outros. Ou seja, o TPE pode ser encontrado quase que na maioria dos utensílios e objetos utilizados no dia a dia.
A Hora D é empresa representante da Thathi Polímeros, a distribuidora oficial da FCC – a melhor fabricante brasileira de TPE. Entre em contato com a equipe Hora D para mais informações sobre esses e outros produtos.